Portal de Turismo de
Alfredo Wagner
Fechar
+1

A “Pedra Branca” é uma das “montanhas” mais conhecidas de Alfredo Wagner, com cerca de 1666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar, no começo, em meio a pastagens, atravessando alguns riachos e aos poucos ir adentrando uma mata cheia de nascentes e árvores centenárias. Do ponto inicial até o alto do primeiro morro são cerca de 2h30 de caminhada e 1.480 metros de altitude. O trecho mais tenso da aventura é conhecido como "o Facão". O local tem esse nome por ser uma passarela de pedra com cerca de 3m de largura com precipício dos dois lados. Logo chega-se a uma espécie de mirante de onde se pode avistar todo o esplendor da mata nativa que, na maior parte, ainda é mata virgem. Mais 30min de caminhada e o próximo destino será o alto da Pedra Branca. Conforme descreve a professora Carol Pereira: "Nem em meus planos mais otimistas pensei que fosse encontrar uma vista tão magnifica lá em cima. Por mais piegas que a frase possa parecer a vista é 'de tirar o fôlego'. É de uma exuberância singular, algo estarrecedor. Primeiro permaneci boquiaberta contemplando a paisagem e com certo receio, diante da imponência da borda da montanha, depois, aos poucos fomos criando intimidade - eu e a montanha -, o que me permitiu contemplar a vista por todos os ângulos, até mesmo deitada com parte do corpo além da borda". Curiosamente, se você jogar um objeto leve lá do alto, ele voltará.

O que Fazer

O que Comer

Onde Ficar

Serviços

Natureza e Ecoturismo

  • Trekking

Turismo Rural

  • Paisagem Rural

COMO CHEGAR

A partir de FLORIANÓPOLIS, são 125 km: Seguir pela BR 101, sentido sul, e entrar na rodovia que dá acesso a Santo Amaro da Imperatriz. Seguir pela BR 282, passando por Alfredo Wagner (não entrar na cidade), marcando 11 km até avistar uma antena grande localizada e a placa da entrada para o museu arqueológico da Lomba Alta, ambas à direita. Logo que identificadas, deverá passar por uma ponte de muro branco, visualizando a placa com indicação “Pedra Branca” e entrar à esquerda. Seguir sempre na via principal da estrada de terra por 9,5km. Vindo de LAGES, logo após o km 115 da BR 282, entrar a à direita na estrada da Pedra Branca. Seguir sempre na via principal da estrada de terra por 9,5km. Vindo do VALE DO RIO ITAJAÍí: Vir pela SC 470 até Rio do Sul, entrar na SC 302 até Alfredo Wagner e seguir pela BR 282 em direção à Bom Retiro e Lages, marcando 11 km até avistar uma antena grande localizada e a placa da entrada para o museu arqueológico da Lomba Alta, ambas à direita. Logo que identificadas, deverá passar por uma ponte de muro branco, visualizando a placa com indicação “Pedra Branca” e entrar à esquerda. Seguir sempre na via principal da estrada de terra por 9,5km.

próximo deste ponto

Veja também outras opções de alimentação, hospedagem e lazer nesta mesma região.

guia de serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Alfredo Wagner.

Saiba mais >